Linha GSUtilidades > GSEnergia

Produtos

Criado inicialmente para atender as necessidades de processos na Indústria Alimentícia, o “GSRoteiro” é uma ferramenta de apoio à produção pela qual o usuário pode acompanhar cada passo do processo de fabricação de um produto através de um terminal a ser instalado próximo ao local de trabalho do operador.

Como o produto é desenvolvido em uma plataforma aberta, ele pode ser adaptado para outros tipos de processos de batelada e manufatura.

Para cada produto a ser fabricado, existe uma lista de tarefas a serem executadas, tais como: dosar um componente, ligar um equipamento, confirmar operação, etc.

Essa lista de tarefas é chamada de “roteiro de produção”.

Neste “roteiro de produção”, as tarefas que envolvem a dosagem de componentes têm como base as particularidades de cada processo. Uma vez definidos quais produtos serão fabricados, a seqüência de a ser produzida, suas quantidades, reprocesso e demais detalhes, a equipe de planejamento produtivo cria uma lista de ordens de produção contendo o código do produto acabado e a quantidade a ser fabricada desse produto. Essa lista é armazenada em um banco de dados gerenciado pelo Sistema de Planejamento de Produção (ERP) do Cliente.

O sistema “GSRoteiro” busca essas informações armazenadas no banco de dados do ERP e as disponibiliza para orientar o operador no processo de fabricação, apresentando-lhe a lista de tarefas a serem executadas em cada passo desse processo. Resta ao operador seguir esses passos e informar o sistema da conclusão dos mesmos para dar prosseguimento no processo.

Desta forma, o sistema “GSRoteiro” traz uma série de benefícios à cadeia produtiva que vem ao encontro das políticas de garantia de qualidade e segurança da informação.

Benefícios

  • Garantia da qualidade: uma vez que o operador deve confirmar a conclusão de cada passo manual a ser executado, a ferramenta auxilia para que nenhuma tarefa seja esquecida pelo operador;
  • Rastreabilidade: como todas as atividades são armazenadas em banco de dados, existe a possibilidade de se rastrear cada tarefa executada no processo de fabricação de cada ordem de produção;
  • Segurança da informação: como o acesso ao sistema é restrito e devidamente autenticado por usuário, as informações sigilosas de produção são apresentadas somente ao operador devidamente identificado.
  • Garantia da Informação: Integração com os sistemas de ERP de mercado (SAP, JD Edwards, Microsiga, Datasul, entre outros);
  • Garantia de Dados: Sistema transparente para qualquer Banco de Dados (Oracle, SQL Server, MySQL, MS-SQL Server, DB2).

A aplicação do “GSRoteiro” é baseada em tecnologia web, sendo assim, a aplicação é instalada em um servidor web e poderá ser acessada a partir de qualquer máquina ou “thin client”, desde que este tenha acesso a um navegador de internet.