Integração com ERP

Tecnologia e Serviços

Tecnologia

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são desenvolvidos com foco predominante nas áreas administrativas de uma empresa. Financeiro, Contabilidade, RH e Vendas são os setores onde os sistemas são aplicados, pois são semelhantes na maioria das empresas e não necessitam de informações disponíveis em tempo real para tomadas de decisões.

As áreas de manufatura variam de empresa para empresa e muitas das decisões devem ser tomadas com o menor espaço de tempo possível.

Desta forma, os sistemas de manufatura passaram a não integrar os sistemas ERP’s, embora muitas das informações necessárias a estes originem diretamente dos sistemas industriais.



Percebeu-se um gap na obtenção e tratamento das informações dos processos operacionais nos ERPS; resultados de produção, qualidade e perdas, por exemplo, são informações desconectadas dos sistemas corporativos, comprometendo a análise das informações. As informações não refletem a situação atual, porque as operações são confirmadas ao final do dia ou do turno.

Para acabar com este gap, surgiram soluções de middleware, com a função de receber dados do processo e enviá-los ao ERP e receber dados do ERP e enviá-los ao processo. Com o tempo, esse modelo foi ampliado com o surgimento do MES (Manufacturing Execution System), atualmente entendido como uma best practice.

As exigências de alto nível de integração, agilidade e confiabilidade das informações corporativas relacionadas à manufatura estão cada vez mais altas, devido às exigências regulamentares e governamentais e ao aumento de pressões relacionadas aos modelos ágeis de produção, redução de custos e aumento da produtividade.

Novos padrões e tecnologias impulsionam uma revisão na arquitetura de integração entre os níveis 3 (MES, PIMS e Portal Web) e 4 (ERP). Assim, oferecerão oportunidades para a redução da complexidade e dos custos de manutenção do ambiente de integração.

Serviços

Engenharia de TI / ERP:

Mais detalhes Menos detalhes
  • Integração com Sistemas de Gestão Empresarial (ERP), utilizando diversas tecnologias tais como XML, Web Services, Bancos de Dados e EDS.

Softwares:

  • SAP R/3 - SAP;
  • JD Edwards – Oracle;
  • Datasul – Grupo TOTVS;
  • Microsiga Protheus – Grupo TOTVS.

Principais fabricantes de ERP’s:

  • SAP
  • "Oracle"
  • TOTVS